Arquivo para a ‘Notícias’ Categoria

“La Grande Dégustation de Montréal” conta com a participação de 43 produtores nacionais

Portugal é o país anfitrião da edição de 2019 da “La Grande Dégustation de Montréal”, uma das mais importantes mostras de vinhos e bebidas espirituosas do Canadá. A ViniPortugal leva 43 produtores nacionais, a maior delegação de sempre de um país anfitrião deste evento, que vão ter oportunidade de contactar com os mais de 13 mil profissionais do sector que vão passar pelo evento de 31 de Outubro a 2 de Novembro.

O Canadá é um mercado estratégico para a ViniPortugal. Para além de consolidar mercados como Québec e Ontário, a associação tem como objectivo levar a marca “Wines of Portugal” a novas províncias do país.

Enquanto país anfitrião, Portugal estará em destaque ao longo da programação desta feira, com a realização de seminários e sessões de degustação para promover um maior conhecimento dos vinhos portugueses. Em destaque estão as sessões “Sortir des sentires battus / les traditions devenues tendance” (Pense fora da caixa / tradições que se tornaram moda); “Cépage autochtones portugais” (Castas autóctones portuguesas); “Vieilles vignes du Portugal” (Vinhas velhas de Portugal); “Touriga Nacional – Les différents aspects du cépage portugais” (Touriga Nacional – os diferentes aspectos da varietal portuguesa).

O evento é organizado pela A3 Québec, uma associação que reúne mais de 60 agentes privados de vinhos e bebidas espirituosas, que representam mais de 95% dos produtores vendidos através da sua rede da SAQ. Esta é uma oportunidade de excelência para os produtores portugueses contactarem com um número alargado de profissionais de trade e consumidores finais, darem a conhecer o seu portefólio e criar oportunidades de negócio num evento-chave da cidade de Montréal.

“La Grande Dégustation de Montréal” é uma feira reconhecida que conta com a participação de um total de 200 produtores de vinho, de cervejas e de bebidas espirituosas originários de diferentes pontos do mundo. Durante os três dias do evento, profissionais, conhecedores e amantes destas categorias de produtos têm contacto directo com os produtores.

O Canadá integra o top-10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses, que integra França, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Angola e Suíça.

Fonte:  Wines of Portugal

Vinhos Premiados do Concurso Vinhos de Portugal presentes nas acções de promoção dos mercados internacionais

Os Vinhos premiados com Ouro, Grande Ouro e categorias Melhor Varietal, Branco e Tinto, Melhor Lote, Branco e Tinto, Melhor Espumante e Melhor Licoroso têm estado presentes em Seminários apresentados por Wine Educators reconhecidos internacionalmente, assim como, em espaços de prova dedicados ao Concurso Vinhos de Portugal.
Aqui mostramos alguns dos eventos onde os vinhos premiados, do Concurso Vinhos de Portugal edição 2019, já estiveram presentes este ano:

Grande Prova Vinhos de Portugal Chicago, 30 de Setembro, no Mid-America Club, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.

Grande Prova Vinhos de Portugal Nova Iorque, 2 de Outubro, no Manhattan, com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.

Grande Prova Vinhos de Portugal Copenhaga, 7 de Outubro, Skuespilhuset The Play House com uma mesa dedicada aos Vinhos de Premiados.

Grande Prova Vinhos de Portugal Varsóvia, 10 de Outubro, Prymasowski Palace, através de um seminário dedicado aos Vinhos Premiados com os oradores Ewa Rybak e Wojciech Bonkowski.

Grande Prova Vinhos de Portugal em Zurique, 21 de Outubro, no Lake-Side Zürich através de um seminário dedicado aos Vinhos Premiados com o orador Sigi Hiss.

Fonte:  Wines of Portugal

Vinhos portugueses no Top 100 “Best Wine Buys” 2019 da Wine Enthusiast

O alvarinho Aveleda 2018 conquistou o quarto lugar, com 90 pontos. “O carácter maduro e cremoso do Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e região dos Vinhos Verdes confere a este vinho um carácter suave, acentuado por toques de mineralidade.” No total, Portugal conquistou 7 premiações e foi o 5º país mais premiado da lista.

Todos os anos, a revista Wine Enthusiast publica o “Top 100 Best Buys”, ou seja a lista ordenada de vinhos que possuem a melhor relação de qualidade/preço. Dos 1300 vinhos avaliados no ano passado, apenas os 100 melhores integram nesta lista dedicada aos amantes de vinho que se recusam a comprometer a qualidade, independentemente da ocasião.

 

Vinhos portugueses no Top 100 Best Buys 2019  da Wine Enthusiast

#4 Aveleda 2018 Alvarinho (Vinho Verde)

#16 Parras Vinhos 2016 Castelo do Sulco Seleção dos Enólogos Reserva Red (Lisboa)

#22 DFJ Vinhos 2015 Patamar Reserva Red (Lisboa)

#28 Casa Relvas 2017 Herdade de São Miguel Colheita Seleccionada Red (Alentejano)

#47 Casa Agricola Santos Jorge 2018 Toutalga Red (Alentejano)

#63 Quinta de Curvos 2018 Curvos Alvarinho (Minho)

#91 Casa Santos Lima 2018 Lab Branco White (Lisboa)

Normal
0

21

false
false
false

PT
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}

Fonte:  Wines of Portugal

Qualidade dos vinhos portugueses colocada à prova em Zurique e Genebra

A ViniPortugal promove nos dias 21 e 22 de Outubro duas provas de vinhos portugueses, em Zurique e em Genebra, com a presença de cerca de 80 produtores nacionais. A Suíça é uma das apostas do plano de promoção externa desenvolvido pela ViniPortugal sob a égide da marca “Wines of Portugal”. O país integra o top-10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses.

As iniciativas da ViniPortugal na Suíça arrancam no dia 21 de Outubro com a realização da Grande Prova Vinhos de Portugal no espaço Lake Side, em Zurique. O evento, desenvolvido em parceria com a revista Vinum, contará com a presença de 50 produtores portugueses, sendo esperados 300 visitantes, incluindo profissionais do sector, jornalistas e consumidores.

Antes da prova, a ViniPortugal promove seminários exclusivos para profissionais e para consumidores, com uma hora de duração, ministrados por Sigi Hiss, jornalista da revista Vinum.

No dia 22 de Outubro as atenções voltam-se para Genebra, que recebe a Prova Vinhos de Portugal, no Richemond Hotel, com a participação de cerca de 29 produtores portugueses. É esperada a presença de 200 pessoas na iniciativa, que tem ainda previsto no programa um seminário exclusivo para importadores que estão à procura de novos projetos para reforçar o seu portefólio. O seminário será conduzido por David Schwarzwalder, jornalista e especialista em vinhos de Portugal.

Analisando os dados globais referentes à importação de vinho pela Suíça, Portugal ocupa, em valor, o 5.º lugar do ranking de exportadores, com 36,7 milhões de euros (dados de 2018), um crescimento de 9,7% face ao ano transacto.

Em termos de desempenho dos vinhos portugueses no mercado suíço, em 2018 registou-se um crescimento de 2,9% em volume, 4,6% em valor e de 1,6% no preço médio.

Fonte:  Wines of Portugal

Vinhos Portugueses premiados no IWSC 2019

Na última edição do International Wine and Spirits Competition, os vinhos Pereira D’Oliveira Verdelho 1994 e Sandeman Porto 40 Years Old Tawny foram premiados respetivamente, com o troféu Vinho da Madeira e o troféu Vinho do Porto.

No total, Portugal arrecadou 272 medalhas entre as quais, 13 medalhas de ouro, 62 medalhas de prata e 197 de bronze. O painel de especialistas do International Wine and Spirits Competition é selecionado de forma muito rigorosa. Os jurados provam os vinhos ao longo de sete meses para garantir que uma avaliação refletida.

Conheça a lista completa de premiados aqui.

Troféus
Pereira D’Oliveira Verdelho 1994
Sandeman Porto 40 Years Old Tawny

Medalha de ouro

Barros Tawny 10 YO
Blandy’s 1989 Bual
Bulas Vintage Port 2016
Cossart Gordon 1985 Sercial
Justino’s Madeira Boal Colheita 1996
Justino’s Madeira Sercial Colheita 1997
Kopke Colheita Tawny 1979
Martha’s Vintage Port 2017
Pereira D’Oliveira Tinta Negra 1998 – Sweet
Pereira D’Oliveira Verdelho 1994 – Medium Dry  
Sandeman Porto 30 Years Old Tawny
Sandeman Porto 40 Years Old Tawny
Warre’s Bottle-Matured Late Bottled Vintage 2007
Fonte:  Wines of Portugal

Portugal tem cinco produtores de vinho no top 100 da Wine & Spirits

W&J Graham’s, Quinta do Noval, Luis Pato, Soalheiro e Taylor Fladgate foram os produtores portugueses premiados pela revista Wine & Spirits. O evento Wine & Spirits Top 100 Tasting homenageia empresas produtoras de vinho oriundas de todas as partes do mundo, que se destacaram pelos melhores desempenhos globais em degustações W & S, durante o ano 2019. Desde a sua criação, há onze anos, o evento foi produzido em São Francisco, com chefs da Baía de São Francisco e fornecedores artesanais locais que servem especialidades combinadas com alguns dos principais vinhos dos produtores premiados.

Este evento arrecada dinheiro e consciência para grupos que trabalham para proteger os recursos hídricos. O vinho é constituído por 80 por cento de água, por isso, em certo sentido, a preocupação com a pureza e conservação da água significa também uma preocupação para os apreciadores de vinho.

Mais informações aqui.

Normal
0

21

false
false
false

PT
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}

Fonte:  Wines of Portugal

Vinhos portugueses premiados no Decanter Asia Wine Awards 2019

O produtor Henriques & Henriques ganhou a medalha “Best in Show”, a melhor distinção da competição, com o vinho da madeira Sercial 2001.

Os vinhos AR Triplo da Adega do Redondo e Reserva da Familia Touriga Nacional-Syrah do Monte da Ravasqueira foram distinguidos com medalhas de ouro. À parte disso, Portugal somou ainda 11 medalhas de prata e 47 medalhas de bronze. Os vinhos portugueses conseguiram 43 posições no ranking dos vinhos recomendados.

Mais de 50 jurados especialistas, incluindo Mestres Sommeliers e os principais paladares na região da Ásia, avaliaram 3155 vinhos durante a DAWA 2019 em Hong Kong, durante o mês de Setembro.

Conheça os resultados completos aqui.

 

Fonte:  Wines of Portugal

Vinhos portugueses premiados no Mundus Vini 2019

A 25ª edição do Mundus Vini atribuiu 4 medalhas de Grande Ouro aos vinhos portugueses – a distinção mais alta da competição. A região do Porto e Douro foi a portuguesa mais premiada com 12 medalhas.
 
Portugal arrecadou 67 medalhas de ouro e 61 medalhas de prata. Itália foi o país mais premiado (472), seguido da Alemanha (306), Espanha (283) e Portugal (132). A edição de Verão do concurso englobou 4.409 vinhos de 40 países diferentes, que foram avaliados por 164 provadores de 45 países (incluindo três portugueses). Portugal obteve um excelente desempenho, conseguindo, por exemplo, 4 das 14 medalhas Grande Ouro atribuídas, o único país a conseguir este número.

Vinhos Portugueses premiados com Grande Ouro

Best of Show Douro
Quinta do Portal Douro Reserva tinto 2016 (Quinta do Portal)

Best of Show Dão
Quinta dos Carvalhais Dão Reserva tinto 2016 (Sogrape Vinhos)

Best of Show Tejo

Reserva do Paul Tejo Grande Reserva tinto 2014 (Quinta Monteiro de Matos)

Best of Show Alentejo

Esporão Alentejo Reserva tinto 2016 (Esporão)

Fonte:  Wines of Portugal

Duas quintas durienses entre as “50 melhores vinhas do mundo” em 2019

A duriense Quinta do Crasto ficou em quarto lugar nos prémios anuais que distinguem as “melhores vinhas no mundo” (em inglês “World’s Best Vineyards”). A cerimónia aconteceu na noite de segunda-feira em Londres e reservou o primeiro lugar para o produtor argentino Zuccardi Valle de Uco. O top três fica completo com a Bodega Garzón, no Uruguai, e o produtor R. López de Heredia Viña Tondonia, em Espanha.

A Quinta do Crasto não é a única referência portuguesa numa lista composta por 50 produtores — a Quinta do Bomfim, também no Douro, figura no número 37.º –, mas o lugar que lhe foi destinado é bastante tentador, posicionando-a à frente de produtores de renome como a Robert Mondavi Winery, na Califórnia, que surge na 12.º posição (foi considerada a melhor dos EUA). A quinta francesa melhor posicionada diz respeito ao Château Smith Haut Lafitte, que ficou em 16.º lugar.

Artigo completo: https://observador.pt/2019/07/09/duas-quintas-durienses-entre-as-50-melhores-vinhas-do-mundo-em-2019/
Fonte:  Observador

Vinhos de Portugal premiados no International Wine Challenge 2019

A 36ºedição do concurso International Wine Challenge distinguiu 680 vinhos Portugueses com 46 medalhas de ouro, 159 medalhas de prata e 280 medalhas de bronze. Dos 46 vinhos premiados com medalhas de ouro, 8 receberam ainda Troféus, a mais alta distinção da competição.
Portugal brilhou no International Wine Challenge (IWC) 2019. O Madeira Terrantez 1978 de Justino recebeu 98/100 pontos, a maior pontuação na competição. Portugal também cimentou o seu lugar como o melhor produtor de vinho generoso, assegurando 38 medalhas de ouro nesta categoria, 31 das quais são do Porto. Atrás dele está Espanha com 27 medalhas de ouro, a Austrália com 9 e a Itália com 2.

Conheça a lista completa de premiados aqui.
 
Lista de vinhos portugueses premiados com Trofeus no IWC2019:
 
– Valados de Melgaço Alvarinho Reserva, 2017
– Bulas Porto Colheita, 1996
– Casa Ferreirinha Papa Figos Red, 2017
– Sandeman Porto Tawny 40 Years Old, NV
– DR Very Old White Port, NV
– Bulas Very Old Tawny, NV
– Quinta dos Muros Vintage, 2016
– Justino’s Madeira Terrantez, 1978

Fonte:  Wines of Portugal